sábado, 25 de outubro de 2008

"De onde vêm os bebés?"

Novo projecto em curso

na Sala da Inês!

Depois da visita da mãe Paula à nossa sala surgiram diálogos engraçados e alguma falta de concordância no grupo acerca da questão "De onde vêm os bebés?". Dúvida puxa dúvida, perguntas lançam novas perguntas... A curiosidade ficou no ar!

Um pequeno grupo ofereceu-se para fazer a pesquisa em livros para ver o que descobríamos. Lá de casa apareceram livros óptimos que nos ajudaram nas nossas descobertas.image

A Inês contou-nos a história da Matilde "Vem aí um mano!" que explica de uma forma adequada à nossa idade a questão da origem dos bebés. Nós adorámos!


Aqui vai um resumo das principais

aprendizagens:

- Para haver um bebé é preciso um pai e uma mãe.

- O pai tem dentro do corpo uns bichinhos que se chamam espermatozóides.

- A mãe tem dentro do corpo uns ovinhos que se chamam óvulos.

image

- O pai e a mãe gostam muito um do outro. Por isso, quando estão sozinhos dão muitos beijinhos e um abraço muito forte e especial, e é aqui que o pai deixa os espermatozóides ao pé do óvulo da mãe. Um espermatozóide entra no óvulo, dentro da barriga da mãe (do pai não!). Quando se misturam dá um bebé.

image

image

- O bebé cresce dentro da barriga da mãe e mexe-se! Tem uma corda que o liga à mãe e é por aí que ele come – é o cordão umbilical!

E para quem tinha dúvidas sobre como explicar a uma criança de 3 anos a questão "De onde vêm os bebés?" ou "Como se fazem os bebés?", espero que este post tenha ajudado... Quanto aos pais das crianças da nossa sala, já sei que há pedidos de manos aí em casa... Desculpem qualquer coisinha!! :)

image

14 comentários:

Cat disse...

LINDO!!!
Os desenhos estão fantásticos!

As frases do resumo são deles ou do texto? Estão brutais.

Inês disse...

Olá Cat! As frases são um apanhado do que eles disseram, se bem que o livro tem uma linguagem semelhante! As frases fazem parte do registo das nossas descobertas e acho que mostram bem a maneira como eles apreenderam as aprendizagens . Eu gosto particularmente da parte dos "bichinhos" no corpo do pai e do "quando se misturam dá um bebé"... Tem sido o máximo trabalhar este projecto com eles e também concordo... os desenhos estão demais! Um beijinho!

Marta disse...

Eu bem antevia que aquela visita à sala ia resultar em projecto. Afinal, explicar de onde vêm os bebés, não é assim tão complicado e com este projecto muitos tabus são desconstruídos. Estou ansiosa pela comunicação... O projecto está a ficar o máximo. Mais uma vez parabéns pelo trabalho... Agora ficamos à espera do Álbum de Sala, que também é algo fantástico. Pais, não se esqueçam das fotos/informações que a Inês pediu, vão ver como vai ficar fantástico mais este trabalho!!! Beijinhos

Anônimo disse...

Que espectaculo amiga!! Não há nada como explicar as coisas de forma adequada, muitas vezes os tabus sao nossos e não das crianças!
Continua a dar aos teus meninos a possibilidade de aprenderem e conhecerem o mundo!!
Beijinhos
*claudia*

Unknown disse...

Espectacular..........Sem palavras! Parabéns amigos da Sala da Inês

Anônimo disse...

Os desenhos estão mesmo um espanto! :)

Xana disse...

Este projecto é mesmo um sucesso. No ano passado na sala da Marta também foi. De tal forma eles aprendem que na semana passada depois do banho o Tiago me disse: "Mãe, o Pai tem que te dar um abraço muito muito forte". E eu perguntei mas porquê. Ao que oiço a resposta: "Para eu ter um mano ou uma mana".
Acho fantástico que este assunto seja explicado a meninos de 3 anos.
Parabéns e bjs

Marta disse...

Oh Xana, não sabia dessa saída do Tiago... Eheheheh!!! Muito boa, sim senhora!!! Conhecimento adquirido e consolidado, sem dúvida... Eheheheh!!!

susyr disse...

bem eu não sei o que se passou aí, mas depois disso quando a gente pergunta se quer um mano o M. diz prontamente que não!!! lol
quer ver que ficou traumatizado???
bj gd

Rodrigo disse...

Só temos a agradecer toda esta explicação....penso que irá fazer com que nós não passemos situações embaraçosas no futuro....Obrigado Inês

Ana Princesa disse...

Fantástico!

**

M. disse...

Ainda me ando a questionar sobre os eventuais aspectos "nefastos" desta informação ;)
É que cada regresso a sala é coroado por abraços e beijinhos aos elementos masculinos de eleição que me deixam em dúvida quanto à inocência do acto.
Vai ser fresca a minha M.!

Fora de brincadeira, a educadora é boa, mas convenhamos que este grupinho é tambem muito especial. Tem uma capacidade de assimilação de informação e uma voracidade de conhecimento que a continuar neste bom caminho só poderá resultar em miudos devidamente preparados para a vida escolar.

Parabéns mais uma vez à Inês pelo seu trabalho, mas acho que nos fica igualmente propor uma estrondosa salva de palmas a estes miudos 5 *****.

beijinhos a todos

Inês disse...

Sim há que dar a mão à palmatória a este grupo que desde sempre mostrou uma enorme facilidade e vontade em aprender! (Pausa para a Inês ir buscar um alguidar para a baba...) Quanto á M. e aos carinhos pelo público masculino da sala,o que é que se há-de dizer... o que vale é que a rapariga tem apenas 3 anos, o que me permite garantir a inocência dos actos carinhosos! ;)

Mãe Susana a mim o M. veio hje dizer-me que queria ter um mano para brincar com ele aos carros... Pensem nisso hehe!;)

Beijinhos

Anônimo disse...

Parabéns Inés pelo seu trabalho c/os n/filhos. Um gde beijinho da Pulga saltitona e dos seus papas.