Novo projecto em curso
na Sala da Inês!
Depois da visita da mãe Paula à nossa sala surgiram diálogos engraçados e alguma falta de concordância no grupo acerca da questão "De onde vêm os bebés?". Dúvida puxa dúvida, perguntas lançam novas perguntas... A curiosidade ficou no ar!
Um pequeno grupo ofereceu-se para fazer a pesquisa em livros para ver o que descobríamos. Lá de casa apareceram livros óptimos que nos ajudaram nas nossas descobertas.
A Inês contou-nos a história da Matilde "Vem aí um mano!" que explica de uma forma adequada à nossa idade a questão da origem dos bebés. Nós adorámos!
Aqui vai um resumo das principais
aprendizagens:
- Para haver um bebé é preciso um pai e uma mãe.
- O pai tem dentro do corpo uns bichinhos que se chamam espermatozóides.
- A mãe tem dentro do corpo uns ovinhos que se chamam óvulos.
- O pai e a mãe gostam muito um do outro. Por isso, quando estão sozinhos dão muitos beijinhos e um abraço muito forte e especial, e é aqui que o pai deixa os espermatozóides ao pé do óvulo da mãe. Um espermatozóide entra no óvulo, dentro da barriga da mãe (do pai não!). Quando se misturam dá um bebé.
- O bebé cresce dentro da barriga da mãe e mexe-se! Tem uma corda que o liga à mãe e é por aí que ele come – é o cordão umbilical!
E para quem tinha dúvidas sobre como explicar a uma criança de 3 anos a questão "De onde vêm os bebés?" ou "Como se fazem os bebés?", espero que este post tenha ajudado... Quanto aos pais das crianças da nossa sala, já sei que há pedidos de manos aí em casa... Desculpem qualquer coisinha!! :)