domingo, 29 de abril de 2012

Uma leitura de referência para a Primeira Infância


A obra Educação de bebés em infantários aborda o movimento High/Scope. Este movimento defende que para bebés e crianças pequenas, os carinhos, os cuidados e as primeiras aprendizagens desenvolvem-se através da aprendizagem activa por parte da criança e das relações de confiança com os que lhe prestam cuidados. 

O movimento High/Scope diz ainda que o apoio para esta realidade é dado pelo trabalho em equipa dos adultos responsáveis pela educação, num ambiente envolvente com programas e rotinas centradas na criança. 

“Na abordagem High/Scope as crianças constroem uma compreensão própria do mundo através do envolvimento activo com pessoas, materiais e ideias. Este princípio tem como base as teorias construtivistas de Piaget e de outros psicólogos do desenvolvimento. Esta abordagem sugere que todas as crianças – quer sejam bebés ou crianças em idade pré-escolar ou do ensino primário; crianças com… dificuldades de aprendizagem ou inteligência acima da média – aprendem activamente. Adquirem conhecimento experimentando activamente o mundo à sua volta – escolhendo, explorando, manipulando, praticando, transformando, fazendo experiências. Amplitude e a profundidade da compreensão que a criança tem do mundo está em constante mudança e expande-se como resultado das suas interacções do dia-a-dia…”
                                                                        Amy Powell, 1991

Esta obra faz evidencia a história da abordagem High/Scope nos primeiros anos de vida, e descreve os princípios orientadores da abordagem a bebés e crianças do High/Scope, sendo eles:
- Aprendizagem Activa;
- Interacção Adulto–Criança;
- Ambiente Físico;
- Horários e Rotinas;
- Observação da Criança.

retirado de  http://www.meninosrabinos.com/Dicas/bibliograf.htm

2 comentários:

Heloisa Pedroza Lima disse...

Olá Inês,
sou seguidora de seu blog e adoro suas postagens. Tebho um blog e venho compartilhando alguns posts seus.
criancapequenina.blogspot.com
Faça uma visita e vamos trocando experiências.
Abraços, Heloisa.

Anônimo disse...

Hurrah! Finally I got a webpage from where I be capable of in fact take useful
data concerning my study and knowledge.
My site: find out more