quinta-feira, 14 de outubro de 2010

1, 2, 3… No Berçário pela primeira vez…!

E está a ser uma experiência e tanto… :) No Berçário quase tudo funciona de uma forma um pouco diferente das outras salas de creche, mantendo-se sempre e em qualquer idade os valores que queremos transmitir. Chegam pela manhã bebés entre os 4 e os 8 meses que de dia para dia nos presenteiam com novas habilidades, novas conquistas… As rotinas são a grande base do currículo e o afecto o alicerce imprescíndivel para que tudo corra bem. A intencionalidade educativa está presente em todas as posturas, respostas, propostas e desafios que os adultos lançam a cada bebé.

Outubro 2010 (2)

Outubro 2010 (1) 

 

 

 

 

 

Para mim que me estreio nesta aventura, tenho a certeza que eles aprendem tanto comigo quanto eu com eles.

Deixo-vos hoje imagens daquele que considero um espaço preparado para bebés entre os 4 e os 12 meses, onde a organização, a cor, a harmonia e a diversidade de  respostas facilitam a acção do adulto enquanto seguidor das iniciativas dos bebés e promotor de situações desafiantes que conduzem a evoluções no desenvolvimento.

Sala de Actividades 

SEt 2010 (83)

 SEt 2010 (85)

Zona de repouso

SEt 2010 (84)

 SEt 2010 (86)

 

Fica ainda a ideia de um registo que podem realizar numa sala de berçário, o Mapa da Dentição! No final do ano os registos de cada bebé são integrados no portfólio individual de cada um!

SEt 2010 (81)

9 comentários:

Thelma disse...

Inês que berçário tão lindo. Estás no melhor sitio, pelo menos para mim,como gostava de estar ai contigo.Bom ano lectivo.

Anônimo disse...

ADOREi este espaço "berçário" ..tambem estou pela segunda vez em berçário.... e penso que todas as Educadoras deviam passar por aqui...é uma experiência nova e diferente de todo o resto.....gostei do mapa da dentição...

Inês disse...

Tété que saudades...! Ainda bem que continuas a seguir o blogue, eu que ando com um bocadinho de falta de tempo e preguiça para o actualizar! Espero que esteja tudo bem contigo e nunca se sabe se, um dia, não nos reencontramos! :)

Elsa Filipe disse...

Adorei!
Também quero! Assim até dá gosto!

Elsa Filipe disse...

Olha! Um dia destes se tiveres tempo manda-me um mapa da dentição para o meu mail! Pode ser?

Inês disse...

Não o tenho em formato digital, apenas em papel. Mas deixe-me o seu email que digitalizo e posso enviar. Beijinhos!

Marisete Schmidt disse...

Tua sala é linda!
Sou educadora de bebês aqui no Brasil... Te convido a me fazer uma visita e trocarmos algumas idéias!
Fiquei curiosa sobre o mapa da dentição. Como funciona?
Abraços
Marisete schmidt
Estou de adicionando nos meus favoritos

NeferAst disse...

Boa tarde!
Primeiro que tudo muitos parabéns pelo blog!
Sou educadora de infância há 1 ano e vou agora fazer estágio profissional em berçário. Estou um pouco "assustada" pois no curso não tive oportunidade de estagiar em berçário e em termos de "teoria" dada também foi pouca... por isso ando a recorrer à net para ver se aprendo um pouco mais e achei o seu blog extremamente interessante e cativante. PARABÉNS pelo seu trabalho.
Adorei a ideia do mapa da dentição!
Poderia mandar-me alguma documentação ou fotos dos instrumentos de pilotagem que usa? uma coisa que me deixa um pouco confusa é a construção do portfólio com os bebés. usa um caderno onde se fazem registos significativos e que se vai enviando para casa? ou faz o portfólio de outra forma?
Se me puder ajudar... agradeço-lhe imenso!
o meu mail é neferast@gmail.com.
Obrigada.

Maria Emilia B. Teixeira disse...

Parabéns seu blog é muito bom.Bjs.