domingo, 4 de outubro de 2009

A nossa sala

Não existe uma organização espacial que se possa considerar exemplar ou que funcione como modelo. Cada educador deve adequar a organização do espaço às características e necessidades das crianças que o frequentam, às dimensões existentes, aos equipamentos de que dispõe, aos materiais educativos que possui ou que pode vir a possuir e à realidade local onde se situa a instituição.

A organização do espaço da sala de actividades por áreas de interesse bem definidas permite uma variedade de acções muito diferenciadas e reflecte um modelo educativo centrado na riqueza dos estímulos e na autonomia da criança.”

In Cadernos de Apoio à Prática pedagógica, Eselx

***

Olá a todos! Vimos hoje apresentar-vos a nossa sala. Está organizada de forma a garantir a segurança do grupo e a possibilitar o livre acesso aos vários espaços e materiais, num ambiente físico ordenado mas flexivel, implusionador da autonomia das crianças.

Foram já introduzidas algumas áreas de interesse, que possibilitam a diversidade de experiências e a tomada de decisões: Área da biblioteca, Área dos Jogos de mesa, Área dos Jogos de Chão, Área da Casinha e Área da Expressão Plástica. O centro da sala encontra-se livre de obstáculos para que as crianças se possam movimentar livremente.

A área da biblioteca…

100_0728 É um espaço confortável e acolhedor onde nos podemos sentar ou deitar a ver os livros que temos permanentemente ao nosso alcance na biblioteca. Os livros vão sendo substituidos de acordo com os interesses e necessidades do grupo. É também neste espaço que nos reunimos para as actividades em grande grupo (acolhimento, canções, lançamento de actividades).

A área dos jogos de mesa…

100_1192

É o espaço onde fazemos todo o tipo de jogos de mesa: jogos de encaixe, puzzles, enfiamentos, jogos de correspondência. Os jogos vão sendo substituidos por outros consoante as necessidades das crianças.

A área dos Jogos de chão…

100_1195 Aqui podemos fazer construções com os legos duplos, explorar os animais, fazer corridas com os carros… uma das áreas preferidas da sala!

A área da casinha…

100_1191 É o espaço de eleição da maior parte do grupo. Aqui podemos dar asas à imaginação e ser aquilo que quisermos. Este é um espaço muito especial para todas as crianças porque é o reflexo da organização da vida familiar e das relações entre os vários elementos com quem se convive diariamente.

A Área da Expressão Plástica….

100_0738 Este é o espaço destinado ao desenvolvimento de actividades do domínio da expressão plástica: desenho, digitinta, pintura, modelagem, recorte, colagem, etc…

Num espaço comum à sala (dividido por paredes e janelas em vidro) temos a nossa casa-de-banho onde fazemos a higiene!

100_0734

Estamos a gostar muito de descobrir tudo o que a nova sala tem para nos oferecer…

“Um ambiente bem pensado e centrado na criança promove o desenvolvimento físico, comunicação, competências cognitivas e interacções sociais. Este ambiente permite que as crianças façam aquilo que naquele momento conseguem fazer mas, no entanto, cresce com elas.”

In Educação de Bebés em Infantários, 2003

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Inês:
Gostei de ler este teu post até para ver as diferenças! Para já deixa-me invejar-te as infra-estruturas, nomeadamente dessa casa de banho mesmo ao lado da sala, que nestas idades é algo muito acertado e conveniente; depois aquela banca na área da expressão plástica!... um sonho e uma necessidade!!
A minha sala está mais ou menos assim dividida, mas as crianças ainda prolongam as suas brincadeiras por todo o espaço, tal como deve acontecer com o teu grupo também. Eles lá chegarão quando forem capazes de brincar de modo mais estruturado!
Vou continuar à espreita!
Beijinhos!
marta Vilas

Tranças disse...

Olá, acho que é a 1ª vez que aqui comento. O infantário é muito bonito e acolhedor. Gostei muito das áreas.
Um bom trabalho.

JOcas

Inês disse...

Olá Marta! Obrigada pelo comentário. De facto a organização da sala por áreas de interesse tem como intencionalidade levar as crianças a organizarem-se enquanto grupo e perceberem tudo o que podem fazer na sala, havendo espaços específicos para cada actividade. Naturalmente, de início o prolongamento das brincadeiras por todo o espaço é natural, cabendo-nos a nós orientá-los aos poucos para as respectivas áreas:) A estruturação vai aos poucos sendo construida em e pelo grupo! Um beijinho!

Bem-vinda Tranças! Beijinhos

Infoexcluído disse...

Muito bom aspecto a sala dos meninos da 'Nês. Muito apropriada para as actividades diversificadas que concerteza farão.

M. disse...

A tua sala é muito linda!
Gostava muito de conhecer os teus amigos anovos e saber o nome deles. :)

Madá
via M. ;)

PS - E a sala da Andreia?Como é?
Madá

Elsa Filipe disse...

Olá
Adorei estas instalações e a forma como está a sala também me parece muito adequada.

Bom ano lectivo!

doiscontigo.blogspot.com

Cat disse...

O espaço parece fantástico!
E essa casa-de-banho tão pertinho da sala... o ideal!
:P

Ana disse...

OLá Inês!

Parabéns pelo blog super interessante!

Também sou Educadora e vou estar com crianças de 1 aninho este ano :)

Gostaria de saber onde posso encontrar os Cadernos de Apoio á prática pedagógica da ESELX.

Obrigada.
Beijinhos

Ana

Inês disse...

Olá Ana, os cadernos de apoio estavam à venda no centro de recursos de recursos da Eselx, na altura em que tirei o curso. A venda não está aberta ao público, penso eu, mas podes tentar passar por lá e informar-te! Beijinhos e obrigada por passares por aqui :)