domingo, 15 de março de 2009

Projecto “O Rinoceronte”

               100_7949

Como surgiu: A ideia surgiu do D.P. durante a reunião de balanço do dia. Estávamos a preencher o nosso diário e na coluna do “queremos fazer” surgiu uma proposta: “quero fazer um projecto sobre os rinocerontes”. “Porquê?” perguntei eu, ao que ele me respondeu “porque gosto muito de rinocerontes e quero saber mais coisas sobre eles!”. image

A proposta ficou registada no diário e rapidamente um pequeno grupo quis juntar-se  ao D.P. para averiguarem o que já sabiam e o que queriam saber acerca dos rinocerontes.  

Fase seguinte: a pesquisa. Fomos à biblioteca da escola e trouxemos alguns livros, onde descobrimos as respostas às nossas perguntas.

100_7952

Última fase: preparação da comunicação. Construímos um livro do projecto onde registámos as descobertas e utilizámo-lo para comunicar as aprendizagens ao resto do grupo. Todos ficaram a saber mais sobre os rinocerontes!

100_7942    

        100_7944

Fica o exemplo de um projecto de estudo que envolveu um pequeno grupo de crianças e que veio enriquecer os conhecimentos de todo o grupo!

8 comentários:

Anônimo disse...

Nota-se que este grupo já tem um grande à vontade com a metodologia do MEM. Também tento practicá-lo o melhor que seicom um grupo de 4/5 anos, mas sinto que precisava de mais formação... De qualquer forma, obrigada por partilhares connosco o trabalho que desenvolves, para mim é uma grande ajuda e uma fonte de boas ideias! Obrigada, beijinhos, Marisa

Vitor disse...

Este projecto foi interessante, a C. aprendeu muitas coisas novas sobre os rinocerontes, que fez questão de contar aos papás.

Mas hoje, este comentário era para felicitar a imagem renovada do blog!

Beijinhos dos pais da C.N.

Marta disse...

Um verdadeiro projecto de estudo que estes meninos fizeram com dedicação e empenho... Assim se percebe como é importante ter em conta os interesses das crianças e valorizá-los em sala. Só assim se conseguem grupos motivados, interessados e com um apurado sentido de pesquisa e vontade de saber. Parabéns por mais este fantástico projecto!

M. disse...

Os projectos da Sala da Inês, e a metodologia do MEM tem muitos resultados imediatos e facilmente visivel pelas fotografias e registo de comentários. Mas existem muitos outros beneficios que por vezes não são tão facilmente identificados ou de facil visibilidade.
Por exemplo, no caso deste projecto, e não obstante as óbvias aprendizagens sobre o "bicho grande" em questão aquilo que mais impressionou, ou melhor dizendo, aquilo que deixou a M. a pensar durante algum tempo foi o facto deste projecto ter sido um projecto só de meninos. Não por imposição (pelo menos é o que ela diz) mas porque as meninas não o acharam tão cativante como outros.
Mas para nós o que foi engraçado observar foi o extenso e maturado raciocinio que ela foi fazendo ao longo dos dias, para tentar perceber porque é que esta escolha foi mais masculina do que feminina.
Não voltou abordar a temática, e por isso não sei bem se chegou a alguma conclusão, mas como é seu apanágio, isso pode muito bem acontecer a qualquer momento, e quando pensamos que ela já nem se lembra.

Ps - Desculpem o testamento. Como alguém me dizia há pouco tempo "A M. gosta muito de escrever, não é?!". Pois é!

Inês disse...

Marisa: Se tens curiosidade em saber mais sobre o MEM consulta http://www.movimentoescolamoderna.pt/. O MEM também promove anualmente oficinas de iniciação ao modelo, podes informar-te no site!

Vítor: ainda bem que o novo template agradou! :) Por aqui estamos sempre prontos para inovar... e para melhorar!

Marta: Pois é nota-se muita diferença no grupo do início do ano para agora... A motivação não pára de crescer! Obrigada pelas tuas dicas quando surge uma ou outra dúvida! É que não é só entre as crianças que fomentamos a partilha e a cooperação, também o fazemos (e muito) entre equipa!

Margarida: Realmente este foi o primeiro projecto apenas masculino na nossa sala! E foi uma conclusão a que só chegaram quando estavam sensivelmente a meio do projecto e até falámos sobre o assunto. E foi precisamente a M. que falou nisso. Chegámos à conclusão que talvez os meninos gostassem mais de rinocerontes do que as meninas! A oportunidade para fazer escolhas leva-nos a descobertas interessantes e o MEM possibilita isto e muito mais. Conforme disse e muito bem, o MEM produz muitos resultados e nem todos são de fácil visibilidade. A vivência da democracia, a partilha, a cooperação, o planeamento e a avaliação em conjunto, os projectos, vão criando nas crianças capacidades de raciocínio fantásticas e valores essenciais à plena vivência da cidadania... Quanto ao comentário da M. gostar muito de escrever falamos da mãe ou da filha?! É que ambas me parecem ter "queda" para as letras ;) Beijinhos e obrigada pelo "testamento"!

susyr disse...

O M. anda super orgulhoso deste projecto "masculino" e todos os dias aprendemos um pouco mais sobre os rinocerontes!!!
Bj gd

Cat disse...

Que projecto fantástico!

E para o Dia do Pai, o que fizeram?

Inês disse...

Amanhã conto tudo sobre os festejos e prenda do Dia do Pai... por agora ainda é surpresa! Beijinhos Cat!