segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Coisas minhas – Desafio

Todos escondemos alguns segredos ou, talvez, algumas curiosidades a nosso respeito que só alguns conhecem ou conseguem descobrir. Aceitando o desafio da Margarida, aqui ficam alguns segredos que poucos deverão saber a meu respeito… Divirtam-se……

1. Confundo pessoas conhecidas (figuras públicas portanto). Encontro facilmente parecenças nas pessoas e tenho saídas que provocam o revirar de olhos do Miguel seguido do braço no ombro como quem diz “não Inês, estás a confundir vá, vamos embora…” (risos, muuuiiiitooooos risos)

image

2. Sou péssima a decorar caminhos. Perco-me quase sempre ao tentar ir para sítios que não conheço bem.

3. Como pastilhas elásticas todos os dias, por vezes de forma compulsiva.

4. Gostava de ter um papagaio (porque se ráááá???).

5. Gostava de tirar um curso de fotografia.

image6. Digo que não gosto de comida japonesa mas, na verdade, acho que não gosto, porque nunca provei.

Passo agora a bomboca à Cat para que nos conte alguns dos seus segredinhos… :) Beiijinhos!

domingo, 29 de novembro de 2009

Petição: Educação desde o Nascimento

Está a decorrer uma petição pelo Direito à Educação desde o Nascimento. Pretende-se a contemplação das creches enquanto instituições educativas, reforçando-se o direito das crianças à educação desde que nascem. Eu já assinei.

image

Em Portugal, existem profissionais que pelas suas práticas, evidenciam dar grande atenção à importância dos três primeiros anos de vida ao nível do desenvolvimento cognitivo, físico e emocional das crianças e da aprendizagem. Contudo, a organização de serviços de educação e cuidados para crianças deste grupo etário é ainda pouco expressiva e eficaz, uma vez que têm faltado políticas claras e um efectivo investimento público nas creches como respostas educativas, a que as crianças têm direito desde o nascimento.

Consideramos que se tem minimizado o facto de as creches serem locais de desenvolvimento e aprendizagem, de construção de experiências pessoais e educacionais relevantes para as crianças e suas famílias, bem como para os profissionais que nelas trabalham.

Todavia a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE), pese embora a recente alteração que sofreu, não contempla os serviços de creche, ama e outras modalidades, como educação; persiste a concepção de acometer à creche ou à ama, uma função de apoio à família, de resposta social no sentido em que liberta a mulher para o mercado de trabalho; ou mesmo de encarar a família como a única responsável pela educação das crianças pequenas.

Esta situação tem vindo a acarretar significativas limitações na qualificação dos serviços e equipamentos, de garantia de acesso para todas as crianças, mas também de desenvolvimento profissional e de condições de trabalho dos educadores.

(pelos signatários da petição)

Assinem a petição em:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N602

domingo, 25 de outubro de 2009

As primeiras brincadeiras espontâneas a pares

Uma das nossas brincadeiras preferidas é sentarmo-nos de frente para a Inês, com as pernas abertas e de mãos dadas. Enquanto entoamos a canção do “Barquinho”, balançamos os corpos para a frente e para trás. Com o fim da canção os corpos tombam para o lado… Barquinho_blog

Após 2 semanas em que era a Inês a nossa companheira para navegar, esta semana começámos a fazê-lo… uns com os outros…As imagens falam por si…

“O barquinho ligeiro andava, ligeirinho andava no mar…”

image

image

“Veio a onda baloiça o barquinho e o barquinho faz chap no mar…”

image

image

Os jogos musicados cativam a atenção dos mais novos, e se numa fase inicial escolhem o adulto para o realizar com eles, rapidamente descobrem o prazer de o realizar com um amigo da sua idade… Descobrimos através das experiências… Crescemos com os outros… :)

domingo, 18 de outubro de 2009

A propósito do Dia Mundial da Alimentação

Artigo: “Dez mitos sobre a alimentação infantil”

Muito se diz sobre o que devem - e o que não devem! - as crianças comer. Mas, quantas vezes tudo não passa de ideias feitas e erradas?

imageA alimentação das crianças ocupa um lugar muito importante no dia-a-dia de todos os pais e mães. Mas não é tarefa fácil, a de ensinar hábitos alimentares correctos e saudáveis. Ex ige algum conhecimento, força de vontade, persistência e muito carinho. E esta tarefa é ainda complicada pelas mil opiniões que circulam sobre o que se deve e não deve dar de comer, quais os hábitos mais saudáveis, quais as regras mais importantes. «Aos meus filhos faço assim...» ou «No meu tempo era assado...» são frases que, apesar de muito bem intencionadas, muitas vezes complicam a vida aos pais. E se a avó diz «está tão magrinho...» parece que o mundo desaba e que está a passar aos pais um atestado de incompetência.

A alimentação das crianças obedece a regras muito simples e a uma quantidade enorme de bom senso. Apesar disto, existem ainda muitos boatos e mitos sobre alguns aspectos da alimentação das crianças.

1º Mito: A ceia é fundamental

Errado. No bebé mais pequeno, que come de três em três ou de quatro em quatro horas, não podemos falar de ceia. Após o nascimento, a criança demora alguns meses até adquirir um horário de refeições semelhante ao dos adultos. Mas, a partir dos seis meses, a ceia pode ser dispensada. Não quer dizer que seja proibida, apenas que só deve ser dada se a criança a pedir e que esta não deve ser acordada de propósito para que possa beber um leitinho. Este esquema pode manter-se até cerca de um ano de idade. Nessa altura, já a criança come de tudo, com refeições completas. Os seus dentes estão na fase de erupção mais acelerada e devem ser cuidados com carinho, o que inclui a escovagem de manhã e à noite, antes de ir para a cama. Por esta altura, o mais correcto é abolir a ceia. A partir dos doze meses de idade, o leite à noite pouco acrescenta em termos de calorias. O que a criança deixa de ingerir à noite acaba por compensar durante o dia. E o leite à noite fica na superfície dos dentes acabando por facilitar o aparecimento de cáries. Em resumo, a partir dos doze meses, a ceia, não sendo proibida, pode ser evitada.

2º Mito: A cenoura deve ser a base de todas as sopas

Errado. A cenoura é conhecida por ser de paladar saboroso e de fácil digestão. Por isso, é muitas vezes aconselhada como primeiro legume, a par da batata. Para além disso, é rica em vitamina A, que é fundamental para o desenvolvimento da visão - quem não ouviu já que «a cenoura faz os olhos bonitos»? Mas, após as primeiras sopas, nada justifica que a cenoura tenha uma presença obrigatória nas refeições da criança. Pode ser substituída por outro legume, nomeadamente a abóbora, como base da sopa. Para além disso, o excesso de cenoura leva a que algumas crianças acumulem na pele o pigmento alaranjado, ficando com o nariz e zona em torno da boca da cor da cenoura.

3º Mito: A criança deve manter sempre o mesmo esquema de alimentos

Errado. A preocupação dos pais deve ser a de oferecer à criança alimentos diversificados e de boa qualidade, e não a de manter um esquema alimentar monótono, em que a criança come sempre a mesma coisa. A criança deve ser estimulada a experimentar, pois a curiosidade é fundamental na nossa vida. «E se ela não quiser experimentar?», perguntam-me alguns paimageis. Nesses casos, a regra número um é não fazer da hora da refeição uma guerra. A criança deve ser educada de forma a provar de tudo e a ter liberdade para depois dizer que não gosta. O que não pode é recusar-se a experimentar um alimento novo que lhe surge à frente. A função dos pais é levarem-na a provar o novo mantimento  e depois respeitarem a sua vontade.

4º Mito: A educação faz-se falando com a criança

Errado. A educação faz-se pelo exemplo. Nunca observei uma criança com hábitos alimentares saudáveis quando os seus pais não os têm. A criança aprende observando, imitando aqueles que admira. Como pode uma mãe dar salada a um filho, se o pai, sentado na cadeira ao lado, recusa igualmente comê-la? Com que autoridade pode um pai dizer à criança que deve comer uma peça de fruta, quando a mãe diz ao mesmo tempo que nessa refeição não vai comer nada de sobremesa? É importante que as regras sejam ensinadas, mas é mais importante ainda que as regras sejam praticadas por todos os que convivem com a criança. Não existe outra forma de educar. E isto é válido não apenas para a alimentação, mas para muitos outros aspectos da educação infantil.

5º Mito: Os gelados são guloseimas

Nem todos. Existem gelados de água e gelados de leite. É verdade que os primeiros são verdadeiras guloseimas, feitas com água, um aroma e açúcar. Mas os gelados de leite têm habitualmente grande qualidade e fornecem à criança uma quantidade de cálcio apreciável. Nos dias mais quentes, substituir o leite ou sumo do lanche por um gelado de leite ou nata não tem qualquer inconveniente. E pode até servir para quebrar a rotina da criança.

6º Mito: A maioria das crianças obesas não vão tornar-se adultos obesos

Errado. Os estudos científicos mais recentes mostram exactamente o contrário: cerca de 70% das crianças obesas vêm a ser adultos obesos. Muitos pais não têm consciência (ou preferem não pensar nisso), mas a verdade é que existe uma relação muito grande entre a obesidade infantil e a obesidade em adulto. E um adulto obeso é um adulto com maior tendência para sofrer de hipertensão, enfarte do coração e tromboses cerebrais. Por estas razões, não percebo por que muitos pais e mães encolhem os ombros quando o seu filho de seis ou sete anos tem um peso que ultrapassa todas as curvas de percentis. Pensam que, com a adolescência, tudo voltará ao normal. Mas, como já vimos, na maioria dos casos não é assim. Deve ser preocupação dos pais que as crianças tenham um peso adequado ao longo de toda a sua vida. Se necessário, com a ajuda do pediatra ou, nos casos mais renitentes, de um dietista.

7º Mito: As papas devem ser evitadas porque engordam

imageErrado. A papa láctea representa um alimento privilegiado para fazer a transição entre uma alimentação exclusivamente à base de leite, como é aquela até aos quatro a seis meses, e uma alimentação em que, para além do leite, entram outros alimentos. Por esta razão, é muitas vezes o primeiro alimento que os bebés tomam quando iniciam a diversificação alimentar. Tem a vanta gem de ainda ter leite, mas possuir já uma nova consistência, servindo de passaporte para a introdução do puré de legumes. 

8º Mito: As crianças não podem comer entre as refeições

Errado. A preocupação dos pais deve ser a de manter alguma rotina em relação às principais refeições: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Nestas refeições, as crianças devem comer a horas certas e os alimentos certos com leite ou derivados ao pequeno-almoço e lanche e carne ou peixe ao almoço e jantar. Não existe qualquer inconveniente em que a criança coma um pequeno snack a meio da manhã ou a meio da tarde. O que está errado é a criança comer um grande snack que vai substituir a refeição principal que se segue. Da mesma forma, é importante que essa mini-refeição seja à base de leite, sumo ou cereais e está errado que esse snack seja constituído por guloseimas, como tantas vezes acontece. Desde que aquilo que a criança come a meio da manhã ou da tarde seja correcto, nas quantidades correctas e com qualidade, nada impede que tal possa acontecer.

9º Mito: A criança deve comer tudo passado enquanto não tiver dentes

imageErrado. Os dentes começam a surgir por volta dos seis meses. Mas podem surgir antes, ou mesmo alguns meses depois. Muitas crianças têm o seu primeiro dente aos nove, doze ou mesmo quinze meses, sem que isso represente necessariamente um problema. Por outro lado, a partir dos seis meses, a criança pode começar a comer alguns alimentos para além do leite, papas ou purés, como pedaços de pão, bolachas ou pedacinhos de banana. Para estes ali mentos, de mastigação fácil, a criança utiliza as gengivas, não os dentes. Os dentes anteriores, que são os que surgem primeiro, servem principalmente para rasgar, não para mastigar. Não faz por isso qualquer sentido que a criança não possa comer pedaços de alimentos enquanto não tiver dentes.

10º Mito: Todas as crianças deveriam tomar suplementos de vitaminas

Errado. O único suplemento que uma criança saudável necessita é o da vitamina D durante o primeiro ano de vida para facilitar o seu crescimento e a constituição de ossos fortes e resistentes. Após os doze meses, se a criança tem um regime alimentar sadio e equilibrado, não necessita de qualquer suplemento. Uma criança que tenha hábitos alimentares adequados consegue retirar dos alimentos as quantidades de que necessita de todas as vitaminas.

image

Texto: Paulo Oom              Fonte: http ://www.paisefilhos.pt/

domingo, 4 de outubro de 2009

A nossa sala

Não existe uma organização espacial que se possa considerar exemplar ou que funcione como modelo. Cada educador deve adequar a organização do espaço às características e necessidades das crianças que o frequentam, às dimensões existentes, aos equipamentos de que dispõe, aos materiais educativos que possui ou que pode vir a possuir e à realidade local onde se situa a instituição.

A organização do espaço da sala de actividades por áreas de interesse bem definidas permite uma variedade de acções muito diferenciadas e reflecte um modelo educativo centrado na riqueza dos estímulos e na autonomia da criança.”

In Cadernos de Apoio à Prática pedagógica, Eselx

***

Olá a todos! Vimos hoje apresentar-vos a nossa sala. Está organizada de forma a garantir a segurança do grupo e a possibilitar o livre acesso aos vários espaços e materiais, num ambiente físico ordenado mas flexivel, implusionador da autonomia das crianças.

Foram já introduzidas algumas áreas de interesse, que possibilitam a diversidade de experiências e a tomada de decisões: Área da biblioteca, Área dos Jogos de mesa, Área dos Jogos de Chão, Área da Casinha e Área da Expressão Plástica. O centro da sala encontra-se livre de obstáculos para que as crianças se possam movimentar livremente.

A área da biblioteca…

100_0728 É um espaço confortável e acolhedor onde nos podemos sentar ou deitar a ver os livros que temos permanentemente ao nosso alcance na biblioteca. Os livros vão sendo substituidos de acordo com os interesses e necessidades do grupo. É também neste espaço que nos reunimos para as actividades em grande grupo (acolhimento, canções, lançamento de actividades).

A área dos jogos de mesa…

100_1192

É o espaço onde fazemos todo o tipo de jogos de mesa: jogos de encaixe, puzzles, enfiamentos, jogos de correspondência. Os jogos vão sendo substituidos por outros consoante as necessidades das crianças.

A área dos Jogos de chão…

100_1195 Aqui podemos fazer construções com os legos duplos, explorar os animais, fazer corridas com os carros… uma das áreas preferidas da sala!

A área da casinha…

100_1191 É o espaço de eleição da maior parte do grupo. Aqui podemos dar asas à imaginação e ser aquilo que quisermos. Este é um espaço muito especial para todas as crianças porque é o reflexo da organização da vida familiar e das relações entre os vários elementos com quem se convive diariamente.

A Área da Expressão Plástica….

100_0738 Este é o espaço destinado ao desenvolvimento de actividades do domínio da expressão plástica: desenho, digitinta, pintura, modelagem, recorte, colagem, etc…

Num espaço comum à sala (dividido por paredes e janelas em vidro) temos a nossa casa-de-banho onde fazemos a higiene!

100_0734

Estamos a gostar muito de descobrir tudo o que a nova sala tem para nos oferecer…

“Um ambiente bem pensado e centrado na criança promove o desenvolvimento físico, comunicação, competências cognitivas e interacções sociais. Este ambiente permite que as crianças façam aquilo que naquele momento conseguem fazer mas, no entanto, cresce com elas.”

In Educação de Bebés em Infantários, 2003

domingo, 20 de setembro de 2009

Novo ano lectivo :)

Olá a todos. Desculpem a demora deste primeiro post depois da mudança. A verdade é que também a Inês está em plena fase de adaptação a um mundo completamente diferente do que (já) estava habituada… O balanço está a ser bastante positivo, faz-nos tão bem passar por novas experiências!

Mas hoje vimos aqui dar as boas vindas oficiais ao novo ano lectivo. O trabalho este ano será desenvolvido com um grupo de 16 crianças que caminha orgulhosamente para os 2 anos de idade.

eyes-of-a-childA criança de 2 anos assume uma capacidade crescente de autonomia, a sua vontade e intencionalidade aumentam (o uso intencional do “não”) e a sua afectividade está agora mais virada para o prazer de fazer sozinha.

É por isso que ouvimos tantas vezes aquele viste?”, que mostra que a criança quis fazer qualquer coisa de difícil  e tem consciência de o ter conseguido. Chutar uma bola para bem longe, saltar o degrau de uma escada, passar por baixo de uma cadeira, são pequenas dificuldades vencidas que se tornam um prazer em si. Junta-se depois à alegria da vitória a alegria social resultante das felicitações de um adulto disponível e apoiante das suas novas conquistas.

A criança de 2 anos é capaz de recordar e imitar sequências de acções e compreender as relações entre as coisas. Ela aspira ao equilibrio entre a autonomia e a segurança garantida pela certeza do amor”. (Gabriela Portugal, 1998)

Em breve vamos mostrar-vos a nossa sala…

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ventos de Mudança…

imageEste é um ano de mudança. Depois de 3 anos a acompanhar um grupo de crianças no Infantário Piloto Diese, surge uma proposta de trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Inês decidiu aceitar este desafio, encarando esta mudança como uma grande oportunidade profissional que não pode deixar fugir.

A todos os pais e amigos da sala da Inês do Infantário Piloto Diese o meu grande obrigada pela disponibilidade, pelo carinho e pela participação crescente na vida escolar dos vossos filhos. Foram 3 anos fantásticos onde foi possível realizar um trabalho de qualidade com o qual todos ficámos a ganhar. Julgo ter ajudado os vossos filhos a crescer e com eles aprendi e também cresci muito.

Fica também aqui um agradecimento muito especial a toda a HPIM1011equipa do Infantário PD, com a qual foi possível trabalhar em estreita cooperação e com quem passei momentos intensos e muito, mas muito divertidos: Lena, Fátima, Marta, Vera, Andreia, Teresa, Xana, Joana e Mariana – OBRIGADA!

O blogue da sala da Inês vai, naturalmente, continuar, uma vez que o seu objectivo principal continua a ser o de dar a conhecer a todos os curiosos o trabalho que se pode desenvolver com crianças dos 4 meses aos 6 anos de idade.

Fica o sentimento saudável da saudade e a nostalgia dos bons tempos vividos no Infantário PD e abrem-se as portas a um novo desafio que virei aqui partilhar com todos vocês. Um grande beijinho e regresso em breve com novidades fresquinhas, fresquinhas…. :)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Um doce regresso…

Com muitos mimos e conversas reboscadas!

A pedido de várias famílias a Inês aproveita para partilhar na blogosfera que nas férias esteve com o Homem-Aranha, herói de eleição de vários meninos da nossa sala :) …

101_0271

É bom estar de volta!

sábado, 27 de junho de 2009

“Esta vida de Marinheiro” encantou o Auditório do ISCTE! :)

image

image

Nos camarins estávamos todos ansiosos… No palco brilhámos! A Festa de Final de Ano da nossa escola deslumbrou pais e amigos que com entusiasmo apoiaram cada actuação dos nossos artistas!

imageA Inês está muito orgulhosa da sua tripulação e foi sem dúvida um final de ano apoteótico! Ao som do “Yellow Submarine” dos Beatles e da “Vida de Marinheiro” dos Sitiados, os nossos meninos encantaram as mais de 500 pessoas que assistiam ao espectáculo! Obrigado a todos por terem vindo!


Amanhã temos o nosso Picnicão e depois a Inês parte para umas férias bem merecidas!

 

Um grande beijinho a todos os marinheiros que hoje se mostraram de “alma cheia” e BOAS FÉRIAS!!!

PS – Aos pais que tiverem fotografias da Festa se poderem enviem algumas à Inês! Obrigada! (ines_morais@hotmail.com)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A preparação da Festa de Final de Ano

O grande dia está a chegar. Andamos desaparecidos da blogosfera porque o trabalho tem sido muito. Estamos ansiosos e entusiasmados… :)

A Festa de Final de Ano é já este sábado e prometemos momentos de sorrisos, risos, dança e euforia e  muito mais… Preparem-se para descobrir a verdadeira…

image

Um grande beijinho a todos e… Até Sábado!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PUNK – O regresso

Depois da semaninha de férias o T. regressou com uma novidade estonteante: O Punk apareceu! Depois de mais de um mês a viver num buraco algures perto das Docas o nosso Punk reapareceu e uns senhores que trabalham num restaurante ali ao pé encontraram-no e ligaram à mãe do T.!

Depois de vários dias numa clínica veterinária, onde fez todos os tratamentos necessários de saúde, ele está de volta.

Como podem imaginar, ficámos muiiitooo felizes! A verdade é que já não estávamos à espera de reencontrar o Punk e foi uma emoção!

100_6412

Com este episódio o nosso amigo de 4 patas acaba de ganhar um cognome. A partir de agora será, PUNK – O SOBREVIVENTE :)

E depois não digam que milagres não acontecem…!

sábado, 6 de junho de 2009

Visita à Kidzania

100_9508

Na quinta-feira passada fomos conhecer a Kidzania, para um dia de grandes aventuras que tão cedo não vamos esquecer…!

 

O QUE É A KIDZANIA?
A KidZania é um parque temático dirigido a crianças dos 3 aos 14 anos. Nesta cidade construída à nossa escala nós pudemos “brincar imageaos adultos” num ambiente altamente realista.
Pudemos escolher entre várias profissões diferentes, em réplicas dos estabelecimentos mais representativos de uma cidade real: aeroporto, fábricas, teatro, lojas, circuito automóvel, esquadra de polícia, bombeiros, hospital, imprensa, estúdio de TV, estádio e muitos outros.

image

ECONOMIA PRÓPRIA
Na KidZania a moeda oficial são os kidZos, com os quais nós pudemos aceder aos mais variados serviços dentro da cidade (supermercado, cabeleireiro).
Para ganhar kidZos trabalhámos nas profissões que mais gostamos e o nosso esforço foi recompensado. Coube-nos a nós fazer a gestão do nosso próprio dinheiro, com algum apoio da Inês. Afinal o dinheiro não cresce nas árvores!

image 

SEGURANÇA
Todos recebemos uma pulseira com tecnologia RFID, que permite aos pais e/ou adultos acompanhantes saberem em tempo real em que local da cidade nos encontramos, não havendo qualquer possibilidade de sairmos do parque sozinhos ou na companhia de outro adulto que não aquele com quem entrámos na KidZania.

100_9503

 

Foi um dia muito divertido!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uma semana em grande…

A nossa semana tem sido assim…

COM AREIA DEBAIXO DOS PÉS…

Colégio junho 209

MERGULHOS NA ÁGUA BEM FRESQUINHA…Colégio junho 289

E MUITA… MAS MUITA BRINCADEIRA!Colégio junho 205

domingo, 31 de maio de 2009

Semana ao ar livre

Semana de 1 a 5 de Junho de 2009

Deixo-vos hoje com o “programa das festas” para a próxima semana:

2ªfeira – Praia de manhã com piquenique no Jardim da Verdizela (dia inteiro)  * Comemoração do Dia da Criança *

image     3ªfeira – Praia de manhã

     4ªfeira – Praia de manhã

     5ªfeira – Visita à Kidzania (dia

     inteiro) Mais informações em

http://www.kidzania.pt

    

                                                6ªfeira – Praia de manhã

 

NOTA: Temos de estar na escola até às 9h00!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Reunião de Balanço do ano lectivo

Hoje tivemos reunião de pais na sala da Inês. Uma reunião com o objectivo de, em conjunto, fazermos um balanço final do nosso ano lectivo.

Dá-me muito prazer fazer chegar aos pais as potenciliadades e os porquês do trabalho desenvolvido com os seus filhos e, sobretudo, sentir esses pais disponíveis para ouvir, interessados em saber, presentes para assistir a momentos em que há oportunidade para o fazer, momentos como o de hoje.

Por isso a todos vocês o meu muito obrigado pela disponibilidade e pelo feedback positivo que me deram hoje deste ano lectivo!

 

OBRIGADO!!

 

domingo, 24 de maio de 2009

Olá, eu sou a Maria!!

Vimos hoje aqui à blogosfera apresentar-vos a nova mascote da sala!

É a Maria, uma porquinha-da-índia muito fofa!

100_8842

Como muitos de vocês já sabem,  o nosso Punk fugiu num jardim para um buraco e não voltou a aparecer. Acreditamos que ele tenha encontrado outros porquinhos-da-índia e que por isso tenha ficado por lá com os novos amigos.

100_8841Para nós não ficarmos tão tristes, o T. trouxe um novo amigo para a sala, também ele um porquinho-da-índia mas fêmea! Baptizámo-la com o nome de Maria. Nós gostávamos do Punk e vamos ter saudades dele, mas a verdade é que agora estamos entusiasmos com a Maria e só queremos dar-lhe muitos mimos para que ela goste de estar connosco!

domingo, 17 de maio de 2009

Moda Primavera/Verão da Sala da Inês

O que se pode fazer com os catálogos da Benetton…

Construímos verdadeiros looks da moda enquanto exercitámos o recorte, a colagem e o desenho da figura humana com roupa! 

O resultado das produções está à vista…

100_8844 100_8844

100_8844 

Estes“manequins” estão no mínimo deliciosos… :)

domingo, 10 de maio de 2009

“O Caracol e os seus amigos”

100_8776Esta semana o G. trouxe um livro para a nossa sala. Um livro especial. Um livro que dá vida a novas personagens à medida que se vai desdobrando. Um livro aberto à imaginação.

O G. sugeriu que inventássemos uma história para este livro. Nós aceitámos o desafio. A acompanhar cada parte da história terão as imagens que a inspiraram…Deliciem-se… :)

        image

image

image image image  image

 image

Um dia escrevemos um livro… ;)