Olá a todos. Desculpem a demora deste primeiro post depois da mudança. A verdade é que também a Inês está em plena fase de adaptação a um mundo completamente diferente do que (já) estava habituada… O balanço está a ser bastante positivo, faz-nos tão bem passar por novas experiências!
Mas hoje vimos aqui dar as boas vindas oficiais ao novo ano lectivo. O trabalho este ano será desenvolvido com um grupo de 16 crianças que caminha orgulhosamente para os 2 anos de idade.
A criança de 2 anos assume uma capacidade crescente de autonomia, a sua vontade e intencionalidade aumentam (o uso intencional do “não”) e a sua afectividade está agora mais virada para o prazer de fazer sozinha.
É por isso que ouvimos tantas vezes aquele “viste?”, que mostra que a criança quis fazer qualquer coisa de difícil e tem consciência de o ter conseguido. Chutar uma bola para bem longe, saltar o degrau de uma escada, passar por baixo de uma cadeira, são pequenas dificuldades vencidas que se tornam um prazer em si. Junta-se depois à alegria da vitória a alegria social resultante das felicitações de um adulto disponível e apoiante das suas novas conquistas.
A criança de 2 anos é capaz de recordar e imitar sequências de acções e compreender as relações entre as coisas. Ela “aspira ao equilibrio entre a autonomia e a segurança garantida pela certeza do amor”. (Gabriela Portugal, 1998)
Em breve vamos mostrar-vos a nossa sala…
8 comentários:
Muita sorte e força nesta nova fase!
Que corra tudo bem! E que partilhes muitas alegrias connosco!
bons olhos a vejam!!! :))) bom regresso e bom trabalho ;)
Olá Inês! Espero que esteja a correr tudo bem...
Bj gd
ps- O M. lá diz de vez em qd que a I foi embora para ensinar outros meninos mais pequeninos ;)) e que por isso não ficou triste!!!
Bom regresso e felicidades com os novos desafios.
Olá Inês! Gostei tanto da frase da Gabriela Portugal com que terminaste o teu post!Posso utilizá-la na página da minha sala, também dos dois anos de idade? Ficaria muito contente!
Saudações! :-)
Marta VIlas
Claro que sim Marta, se te lembrares um dia compra o livro dela que se chama "Crianças, Famílias e Creches - Uma abordagem ecológica da adaptação do bebé à creche", é fantástico! Beijinhos,muitas felicidades!
Inês espero que tenhas um ano em grande.Foi uma sorte trabalhar contigo, afinal fui a tua primeira auxiliar.
Beijinhos e se precisares de algo diz...
Obrigada Thelma! Sim de facto contigo também aprendi bastante, acabadinha de sair da faculdade... bem me lembro! Espero que estejas bem, um grande beijinho e se precisares de alguma coisa continuo por aqui! Beijocas :)
Postar um comentário